Header Ads

ad

Coordenação de imunização do município de Uiraúna realiza vacina contra HPV e a meningocócica


   A Coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Secretaria de Saúde do Município de Uiraúna, Maria Giudeth R. de Oliveira, enfatiza que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades de saúde do município, durante todo o ano e que esta é uma campanha de mobilização. “É importante ressaltar que esta é uma campanha informativa e de esclarecimento e não uma campanha de vacinas”. Falou Giudeth.
No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16. A escola atendida no dia de ontem, foi a escola municipal Francisca Gomes.
Estima-se que em 3 a 10% dos casos, especialmente entre as pessoas com um sistema imune comprometido (por exemplo, aqueles que vivem com HIV/aids), o vírus HPV pode persistir, levando a graves problemas de saúde.