Header Ads

ad

Veja o Primeiro Seminário de Educação Inclusiva na cidade de Uiraúna




A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna, promoveu o I Seminário de Educação Inclusiva, voltado para os professores da rede municipal de ensino. O evento foi realizado ontem 08 de julho de 2019, no Auditório da Escola Municipal Benevenuto Mariano. A abertura do evento foi abrilhantado com a apresentação da Escola Municipal de Musica Manoel Israel, que tem como maestro Geraldo Junior. Na ocasião, a secretária de educação do município Andréa Sobreira, usou da palavra e deu boas vindas a todos e a todas que vieram participar do seminário. Na oportunidade, a Secretária de Articulação Politica, Maria dos Remédios, representou o prefeito Dr. João Bosco N. Fernandes e falou da importância da educação para o desenvolvimento de uma nação. A palestra do seminário foi ministrada por  Márcia Maria Nogueira Ferreira da JI.Consultoria. Graduada em Pedagogia pela UFCG, Especializações em Metodologia de ensino, Coordenação Pedagógica e Educação Inclusiva. O outro palestrante foi o prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron Nogueira. Graduado em História na UFCG-Direito na FAFIC e Especialização em Psicologia.

Toda criança possui característica, interesse, habilidades de aprendizagem única. Sistema e programas educacionais devem ser designados e implantados para contemplar a ampla diversidade dessas características e necessidades.



Aprendendo a Adversidade Para Incluir de Verdade. A profissional abordou o tema “Por uma psicologia que considere as potencialidades de pessoas com deficiência nos processos educativos” e chamou atenção para os diagnósticos crescentes de Transtorno da Deficiência.

Toda criança possui característica, interesse, habilidades de aprendizagem única. Sistema e programas educacionais devem ser designados e implantados para contemplar a ampla diversidade dessas características e necessidades.


  • O objetivo da Educação Inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade; 
  • Cada aluno é diferente no que se refere ao estilo e ao ritmo da aprendizagem.
  • O fracasso escolar é um fracasso da escola, da comunidade e da família que não conseguem atender as necessidades dos alunos;
  • Todos os alunos se beneficiam de um ensino de qualidade e a Escola Inclusiva apresenta respostas adequadas às necessidades dos alunos que apresentam desafios específicos;
  • Os professores não precisam de receitas prontas. A Escola Inclusiva ajuda o professor a desenvolver habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada aluno;
  • Toda a comunidade escolar é extremamente importante para todos os alunos, de forma mais significativa no processo de inclusão escolar!